Como estudar para o vestibular, uma dúvida frequente para estudantes que pretendem cursar o ensino superior.
Finalmente chega o grande momento para qualquer estudante que acabou de se formar no ensino médio.
Fazer uma prova de vestibular e conquistar uma vaga em algum curso do ensino superior, seja na fatec, fatecie eu qualquer outra instituição é a realidade de muitos estudantes.
Com certeza, esse deve ser o sonho de muita gente, e talvez seja o seu sonho também. Porém, como qualquer outra conquista, esse caminho contém alguns desafios que precisam ser superados.
Assim, se você também possui o sonho de realizar uma boa prova e conseguir seguir seus estudos na educação superior, continue o artigo até o final.
A partir de agora, iremos te indicar os melhores caminhos de como estudar para o vestibular. Afinal, nossas dicas foram preparadas para todos aqueles que desejam conquistar sua vaga numa universidade através do vestibular. Então, fique ligado nas nossas dicas.
O que é o vestibular?
Antes de te falar mais sobre como estudar para o vestibular, é importante você conhecer antes do que se trata esse processo. Assim, podemos dizer que o vestibular é um sistema de seleção feita pelas instituições de ensino no Brasil. É um processo que ocorre tanto para instituições públicas, quanto para instituições de ensino superior privadas.
Além disso, esse processo de seleção pode conter apenas uma ou mais etapas, dependendo do curso pretendido ou do edital das próprias instituições.
Como funciona o vestibular?
E você, já sabe como funciona esse tipo de seleção? Em primeiro lugar, o principal motivo das instituições elaborarem uma prova de vestibular é porque as vagas nos cursos superiores são limitadas, e geralmente existem muito mais candidatos interessados do que vagas a serem preenchidas. Assim, a prova do vestibular serve para se chegar aos candidatos mais aptos naquele momento a conseguirem a vaga para os cursos.
As provas do vestibular podem ocorrer em um ou mais dias, dependendo da quantidade de etapas necessárias para o estudante ser aprovado. Os tipos mais comuns de questões que caem no vestibular são as questões de múltipla-escolha, questões discursivas e provas de redação.
Cada etapa ou questão pode ter pontuação diferenciada, em que as matérias consideradas mais importantes têm um peso maior quando somada a pontuação final. Bem, agora que te expliquei um pouco sobre o que é e como funciona o vestibular, finalmente podemos ir para o momento mais importante do nosso artigo. Afinal, como estudar para o vestibular?
Como estudar para o vestibular?
Os estudantes que pretendem cursar o ensino superior, e que deverão enfrentar uma prova de vestibular, sabem que a tarefa não é das mais fáceis e necessita de bastante dedicação e força de vontade por parte do aluno. Mas existem algumas atitudes que podem facilitar um pouco esse processo, na hora de descobrir como estudar para o vestibular. Por isso, resolvemos elaborar para você 9 dicas que podem fazer com que o caminho para seguir os estudos no ensino superior possa ser trilhado com mais confiança.
1.Estude com a ajuda de um cursinho pré-vestibular
Fazer um cursinho pré-vestibular é a nossa primeira dica para você conseguir fazer uma boa prova. Afinal, é através desses cursinhos que é possível retomar toda a matéria vista no ensino médio, com um foco maior naquelas que provavelmente irão cair no seu vestibular.
Por isso, seja participativo durante o cursinho pré-vestibular. Preste muita atenção em todas as aulas, evite faltar sem motivo, e aproveite o momento para tirar todas as suas dúvidas nas matérias. A maioria desses cursinhos pré-vestibular são pagos, mas acaba sendo um bom investimento para o estudante que deseja fazer uma boa prova e entrar para uma instituição de ensino superior.
2.Estude pela internet
Em um mundo cada vez mais online, não existem limites para se obter todo o conhecimento necessário para se dar bem no vestibular. Assim, a internet que nos serve tão bem para os momentos de lazer, também pode ser uma ótima fonte de pesquisas na hora de decidir como estudar para o vestibular. E também, ao contrário dos cursinhos preparatórios presenciais, em que se faz necessário o deslocamento até o local em que acontece, a internet possibilita fazer seus estudos no conforto da sua casa.
Dentre os materiais disponíveis na internet, é possível se achar vários resumos das matérias que você precisa estudar, diversos tipos de exercícios e videoaulas completas e grátis através dos canais do YouTube. Outra possibilidade, é interagir com outros estudantes que assim como você, estão estudando para o vestibular ou já participaram desse tipo de prova. Dessa forma, é possível tirar dúvidas, trocar experiências e contar com uma base de apoio durante a sua preparação.
3.Treine com provas antigas e simulados
Já destacamos anteriormente o uso da internet como fonte de pesquisa e estudo para o vestibular. E é na internet que também pode ser possível encontrar diversas provas antigas da instituição de ensino em que você planeja prestar o vestibular ou simulados que imitem os tipos de questões presentes nesses vestibulares. Os bancos de dados que contém esse tipo de material podem ser fáceis de localizar através de uma pesquisa no Google.
E assim, através do contato com essas provas antigas, com certeza você consegue obter mais familiaridade com os assuntos e questões que costumam ser abordados nesses vestibulares. E ainda, serve também para conhecer o nível de exigência dessas questões.
4.Ache as opções de vestibular com seu perfil
Atualmente, existem vários tipos de vestibulares que uma pessoa consegue prestar. Escolher o tipo certo da avaliação pode facilitar bastante o foco dos seus estudos. Por exemplo, quantas etapas são compostas o vestibular, quais os tipos de questão, a existência ou não de provas de redação, tudo isso vai influenciar diretamente na maneira como você deverá estudar para encarar as provas. E ainda, algumas instituições permitem usar a nota do Enem, e com isso, você pode mudar seu foco de estudos dos vestibulares mais tradicionais para os tipos de questões que caem no Enem.
5.Nunca se esqueça das atualidades
A maioria das provas de vestibular contam com algumas questões específicas de atualidades. Por isso, na nossa quinta dica, damos destaque para esse tipo de questão. Afinal, dedique sempre parte do seu estudo para ficar por dentro dos temas mais atuais no Brasil e no mundo. Assista telejornais, leia revistas, pesquise na internet tudo aquilo de mais importante que acontece pelo mundo.
6.Prepare seu psicológico
Realizar uma prova de vestibular para concorrer a uma vaga no ensino superior pode trazer bastante ansiedade para o estudante. Mas não deixe que isso afete seus estudos, nem a sua prova. Treine sua mente para conseguir manter a tranquilidade durante seus estudos, e não deixe que nenhum tipo de distração atinja você. Pratique o autocontrole, para ter toda a atenção suficiente para captar as informações necessárias na hora de estudar e fazer uma boa prova.
7.Alimente-se bem
Estudar para o vestibular é uma situação que exige bastante da nossa energia. Por isso, ao planejar seus estudos, tenha em mente que fazer uma alimentação saudável é muito importante. Além disso, mantenha-se sempre hidratado com água, e é claro, no dia do vestibular leve sua garrafinha de água.
8.Durante os estudos, faça pausas estratégicas
Às vezes, os estudantes que desejam se sair bem no vestibular, são tentados a passar horas e horas estudando, sem parar. Acontece que esse não é o jeito correto de se estudar para o vestibular. Afinal, a mente costuma se cansar depois de algum tempo de estudo, perde-se a concentração, e o cérebro não consegue mais absorver todas as informações que são apresentadas.
Por isso, sempre planeje e faça pequenas pausas estratégicas, para descanso da mente e recuperar a concentração. Você pode, por exemplo, descansar 15 minutos a cada 1 hora de estudo direto. O tempo das pausas pode variar para cada estudante. Mas, independente da variação, não deixe de tirá-las, sempre que sentir a sua mente sobrecarregada.
9.Planeje seus horários, matérias e dias de estudos
Para conseguir fazer uma boa prova de vestibular, ter um planejamento de estudos é fundamental. Faça um cronograma contendo os dias de estudo, quais serão os horários e quais as matérias serão estudadas em cada horário. Desse modo fica mais fácil visualizar com antecipação o que você precisa estudar durante a semana.
Quanto ao cronograma, ainda é possível definir as matérias de maior dificuldade, é que você terá que estudar durante mais dias; e as matérias que você já possui domínio e que necessitará menos dias para estudar. Aliás, outra atitude importante: não deixe de tentar estudar tudo já perto da véspera do vestibular. O ideal é começar a estudar o quanto antes possível da prova, para não precisar de correria quando estiver chegando o dia marcado.
Conclusão
Chegamos ao fim do artigo, e espero que tenha gostado das nossas dicas de como estudar para o vestibular. Não se esqueça que ter disciplina e dedicação são atitudes poderosas, que podem fazer a grande diferença na hora de conquistar o sonho da vaga em um curso superior. Assim, esperamos que consiga alcançar todos os seus objetivos e boa sorte na hora de prestar o vestibular.