Como funciona o vestibular, essa é uma pergunta frequente entre os jovens estudantes ao concluir o ensino médio. Confira neste artigo tudo sobre o assunto.
Ao terminar seus estudos no ensino médio, uma grande parte dos estudantes brasileiros decide percorrer a etapa seguinte: prestar a prova de vestibular e cursar o ensino superior.
Talvez essa seja a sua situação também. E se for, tenho boas notícias para você. A partir de agora irei contar como funciona o vestibular e todas as informações mais importantes que você precisa saber para se dar bem nesse processo.
Afinal, o vestibular é o principal meio que as instituições de ensino brasileiras escolheram para selecionar os novos candidatos para as vagas remanescentes de seus cursos. Por isso, conhecer bem como funciona o vestibular já é meio caminho andado para quem deseja continuar a estudar. Assim, no nosso conteúdo de hoje vamos te contar o que é e como funciona o vestibular, inclusive iremos comentar quais os tipos de questões mais aparecem nessas provas. Então, bora conhecer mais sobre esse assunto?
O que é o vestibular?
Antes de te falar como funciona o vestibular, quero começar te explicando primeiro o que é e para que serve o vestibular. Pois bem, o vestibular é o meio pelo qual o estudante consegue acesso às instituições de ensino no país. E isso vale tanto para as instituições públicas, como também para as instituições privadas.
É por meio do vestibular que uma pessoa pode conseguir uma vaga em algum curso de graduação, da sua escolha, como letras, história, odontologia, medicina, arquitetura, dentre os diversos cursos existentes.
Sendo assim, podemos dizer que é através do vestibular que as instituições de ensino no Brasil conseguem selecionar os candidatos mais aptos a iniciarem os seus cursos.
Como as vagas para cada curso costumam ser limitadas, o vestibular acaba sendo a alternativa para se fazer a seleção. Então, é através das provas e demais etapas do vestibular, tanto classificatórias, quanto eliminatórias, que um estudante irá ingressar na faculdade.
Infelizmente, existe no Brasil a ideia de que apenas as pessoas ricas conseguem prestar o vestibular e ter acesso a algum curso superior. Porém, é preciso ressaltar que esse acesso vem se democratizando com o passar do tempo, e programas como o Enem, Sisu, Fies e ProUni têm se mostrado de grande contribuição para essa democratização.
Pois bem, agora que já te contei o que é o vestibular, quero também te explicar, logo a seguir, como ele realmente funciona, afinal, esse é o tema principal do nosso artigo.
Como funciona o vestibular?
Quem já prestou o vestibular alguma vez na vida, sabe que ele pode ser composto de provas e também várias outras etapas de seleção. Existem, por exemplo, instituições que exigem até quatro tipos de etapas antes de concederem a abertura para algum de seus cursos. Cada etapa dessas pode ser composta por diferentes métodos de avaliação.
Algo que acontece muito nas universidades brasileiras são as etapas de provas feitas pelo afunilamento dos assuntos. Por exemplo, faz-se uma prova de assuntos gerais numa das etapas, enquanto que para outra etapa é preciso fazer uma redação, ou ainda, questões de assuntos específicos. Por isso, antes de resolver entrar para algum curso superior, sugerimos que você leia o edital específico da instituição e do curso, para entender melhor como funciona o vestibular na instituição em questão.
São nesses editais que informarão aos concorrentes quantas etapas terão o vestibular, ou se ele será eliminatório, classificatório, ou ambos.
Aqui no Brasil, as universidades públicas geralmente possuem os processos de vestibulares mais concorridos. Isso acontece principalmente devido a chance de se estudar no curso superior de forma gratuita. Por isso é que, devido a tanta concorrência, os vestibulares das universidades públicas também são mais elaborados e complexos para se fazer.
Quais as questões que caem no vestibular?
As matérias cobradas nos vestibulares, geralmente são aquelas que o estudante conheceu durante seu percurso no ensino médio. Por isso, caso uma pessoa faça a opção de prestar um vestibular assim que termina o ensino médio, pode ainda estar com as informações das matérias fresquinhas na mente.
Desse modo, possivelmente, na hora de fazer o vestibular, o estudante vai ter que responder perguntas referentes às seguintes matérias:
- Química
- Física
- Biologia
- Matemática
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- História
- Literatura
- Língua Portuguesa
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
As matérias que serão escolhidas para ser aplicadas no vestibular, irão depender do tipo de curso que o estudante pretende ingressar. Ou seja, se o estudante pretende fazer um curso relacionado à área de Ciências Humanas, as matérias relacionadas às Ciências Humanas terão um peso maior na hora da prova. Do mesmo modo, caso seja um curso na área de Ciências Exatas, serão essas matérias que serão cobradas com maior valor.
No geral, os principais tipos de prova que podem cair na hora do vestibular são as provas de múltipla-escolha, questões dissertativas e provas de redação. Mas, para que você entenda exatamente como funciona cada uma delas, darei uma explicação detalhada de cada uma nos próximos tópicos a seguir.
Prova de múltipla-escolha
As provas de múltipla-escolha também são conhecidas pelo nome de provas fechadas. Esse tipo de questão é muito comum nos vestibulares promovidos nas instituições de ensino brasileiras.
As provas de múltipla-escolha podem ter níveis diferentes de dificuldade. Vai depender bastante da instituição que fará a aplicação da prova, oh do curso escolhido pelo estudante. Por exemplo, o número de alternativas para se escolher a resposta correta nesse tipo de prova, pode variar entre 3 a 5 alternativas.
O sistema de pontuação também pode variar. Se no caso de provas de nível mais fácil o aluno ganha os pontos de acordo com a quantidade de questões acertadas, em provas mais complexas o nível pode chegar a ser bem mais difícil, inclusive com a possibilidade do estudante receber pontuação negativa por cada resposta errada na prova.
Prova discursiva
Se por um lado as provas de múltipla-escolha são conhecidas como provas fechadas, por outro lado podemos tratar as questões discursivas como questões abertas. Portanto, para entender melhor como funciona o vestibular, você deve saber do que se trata uma prova discursiva. Afinal, ela pode estar presente em alguma das etapas do seu vestibular.
Assim, ao invés de conter alternativas para que você responda as questões corretamente, na prova discursiva e aberta você deve responder as perguntas diretamente, com suas próprias palavras.
Esse tipo de prova possui um nível maior de dificuldade, pois aqui não existe a possibilidade de fazer escolhas por eliminação ou “contar com a sorte”, como poderia ocorrer com as questões de múltipla-escolha. E é por apresentar esse nível de dificuldade, que as questões discursivas costumam estar presentes em alguma das etapas nos vestibulares dos cursos mais concorridos.
Redação
Por fim, temos aqui um dos tipos de avaliação mais temidos pelos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior: a redação. Mas calma, que assim como os outros tipos de provas de que já falamos anteriormente, a redação não precisa ser nenhum tipo de bicho-de-sete-cabeças.
Geralmente, pode-se aplicar a redação, tanto no mesmo dia da prova de múltipla-escolha, como também em algum dia isolado. Deve-se estar sempre atento se o seu vestibular tiver a previsão da prova de redação. Isso porque esse tipo de avaliação costuma ter um peso considerável na hora de se somar a pontuação final do vestibular e é uma das etapas mais importantes na hora de se prestar o vestibular.
O gênero geralmente Conrado pelo avaliador de uma redação, é o gênero dissertativo-argumentativo. Você sabe o que significa? Bem, é através desse gênero de redação que é possível avaliar a capacidade que o estudante tem para selecionar e utilizar argumentos de maneira válida. E ainda, esses mesmos argumentos devem trazer à redação algum tipo de autoridade para validar as ideias defendidas pelo estudante. Além disso, através da redação também são avaliados o vocabulário utilizado no texto e o uso das normas cultas da língua portuguesa.
Quem pode fazer o vestibular?
Agora que você já sabe como funciona o vestibular, pode ser que queria entender também quem tem o direito de prestar. Se essa for sua dúvida, já te explico. Você sabia que o vestibular pode ser prestado por qualquer pessoa que tenha vontade de fazer? Mas atenção, porque, uma vez feito o vestibular, não significa ingresso automático no curso superior. Pois, para fazer esse tipo de curso, é preciso já estar formado e ter o diploma de conclusão de curso do ensino médio.
Atualmente, a maneira mais simples de se fazer o vestibular é através da inscrição para realizar a prova do Enem. Sabe porque? Acontece que o Enem já é aceito e pode substituir a prova de vestibular na maioria dos sistemas de ensino superior brasileiros. Ou seja, dessa forma pode ser possível conseguir uma vaga em uma universidade, tanto pública como privada, através da sua nota do Enem.
Como fazer para se inscrever no Enem?
Antes de tudo, para se inscrever no Enem, é preciso acessar o site governamental do Inep. Pois é lá que está presente o edital e todas as demais informações que você necessitar para fazer sua inscrição.
No geral, é necessário pagar a inscrição da prova do Enem ou solicitar a isenção da taxa de inscrição, caso você seja uma das pessoas que tenha direito a isso.
Através dos seus dados de residência, a plataforma irá te indicar o local exato onde você deverá comparecer para fazer a prova. Aí, é só aguardar o dia certo, fazer a prova e depois usar sua nota para conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior.
Geralmente, é através do programa Sisu que você consegue testar sua nota do Enem para ingressar nos mais diversos cursos das universidades brasileiras.
O Sisu funciona assim: as universidades disponibilizam na plataforma quais os cursos e notas de corte para ingressar, e você consegue então pesquisar os cursos em que a sua nota do Enem se encaixa melhor. Mas, dependendo da instituição, podem existir outras maneiras para utilizar sua nota, independentes da plataforma Sisu.
Algumas universidades privadas podem conceder diversos tipos de bolsas ou até mesmo isenção total para os estudantes, de acordo com a nota do Enem, seguida por outros critérios.
Conclusão
Ufa, depois de tanta informação bacana, espero que você possa ter entendido exatamente como funciona o vestibular. Tentei, através desse artigo, ser o mais detalhado e direto possível ao te passar as informações.
Como vimos, o vestibular é uma etapa importante na vida de todo estudante, e é após cumprir essa etapa que uma pessoa consegue ingressar em algum curso superior e fazer o curso que auxiliará em sua vida profissional.
Embora ainda seja um pouco elitizado, fazer o vestibular tem passado por um processo de democratização, com o objetivo de atingir qualquer estudante que queria seguir seus estudos em algum curso superior. Por isso, ao se entender melhor como funciona o vestibular, fica mais fácil encarar esse desafio e conseguir resultados positivos durante o processo.