Quantas vezes você já se viu diante da dúvida sobre como escrever: jeito ou geito? Será que o termo certo é jeito ou geito? Se você está se perguntando isso, você não está sozinho! Muitas pessoas se perguntam qual a forma correta quando se trata destas palavras e seu uso na língua portuguesa
Você já se perguntou qual a diferença entre jeito ou geito quando se trata de escrita? Isso mesmo, às vezes, quando escrevemos nossas frases, não sabemos se deveríamos utilizar jeito ou geito.
Se você se identifica com isso, então continue lendo este artigo! Aqui, vamos explicar as principais diferenças entre essas palavras e como elas devem ser utilizadas corretamente.
O objetivo deste artigo é descobrir qual a forma correta e oferecer algumas recomendações sobre como usá-las adequadamente.
Jeito ou geito: Conceitos
Jeito e geito são duas palavras que podem ser usadas como sinônimos. No entanto, elas têm significados levesmente diferentes, e dependendo da frase, você pode querer usar uma sobre a outra.
Na língua portuguesa, jeito é usado para descrever a maneira como algo é feito e é maneira correta de se escrever.
Jeito com “J”
Jeito se refere a um método ou procedimento, ou ao modo como uma determinada coisa é feita. Por exemplo, você pode usar a frase “Eu sei como fazer esse trabalho, mas não sei qual o jeito certo de fazê-lo.”
Neste caso, jeito significa o método ou procedimento certo para executar o trabalho.
Jeito ou Geito: qual a grafia correta?
Jeito ou geito é um termo usado para se referir à maneira com que algo é feito ou dito. É usado para enfatizar o estilo ou a maneira usada para realizar uma atividade, porém, muitas vezes são colocadas em uma frase da forma errada, pela sua homofonia das consoantes G e J.
É um termo comum em nosso idioma, mas muitas vezes confundida com sua pronúncia e grafia. E nesse caso, a escrita correta é a que usa o J; “geito” não existe na língua portuguesa.
A palavra jeito é escrita com “j”, seguida de “ei” no meio da palavra e finalizando com “to”. Por exemplo: Ele tem um jeito muito especial de contar histórias.
Significado de jeito
Na língua portuguesa, a palavra “jeito” pode apresentar diferentes significados e o mais comum deles, é exatamente quando nos referirimos à capacidade, disposição, aparência de algo ou alguém. Porém, a palavra jeito também pode ser utilizada para propor algo. Exemplo: “Eu sei um jeito de melhorar isso”.
Exemplos do uso de jeito
Veja a seguir, alguns exemplos dos variados contextos em que usamos a palavra “jeito”.
- Não teve jeito, tive que comprar outra televisão
- Pelo jeito, ninguém vai pra aula hoje
- Fiquei sem jeito de pedir pra você ficar
- Você leva jeito pra isso
Qual a origem da palavra jeito?
A palavra “jeito“ deve sempre ser escrita com j, e não com G, como muita gente escreve, pois essa palavra teve origem vinda da palavra latina jactus, que significa “lançamento, arremesso, tiro, jato”.
Na língua portuguesa, jeito com “J” pode ter varias maneiras de se expressar algo, isso vai depender de todo o contexto, como por exemplo:
- Maneira
- Habilidade
- Aptidão
- Solução
Esses foram apenas alguns exemplos, pois existem uma infinidade de formas de se aplicar. O mesmo se dá em palavras como jeitoso, jeitinho, ajeitar, etc.
Ha uma infinidade de paravras, assim como jeito ou geito que confunde as pessoas devido a homofonia. O ideal é prestar muita atenção na hora de escrever a frase.
O que é homofonia?
Homofonia nada mais é do que duas palavras que tem grafias diferentes, porém, a pronúncia de ambas são identicas. Exemplo:
Cela: Cômodo pequeno
Sela: Assento usado para cavalgar
A questão, é que a escrita da palavra jeito, com a letra “J” surge por conta da homofonia entre as sílabas iniciais das palavras, sendo elas, jei e gei.
Como mencionado acima, a homofonia é quando temos uma palavra com a pronúncia igual, mas com grafias diferentes, como é o caso de jeito e geito, faço ou fasso.
Conclusão
Jeito e geito são duas palavras sinônimas que podem ser usadas para descrever a maneira como algo é feito. No entanto, vimos que a forma correta de escrita é jeito, com “J”.
Geito com “G”, por outro lado, não existe na lingua portuguesa.
Agora que você sabe qual é a forma correta de Jeito, e como usar essa palavra adequadamente, ficará mais fácil não errar ao usar essa palavra em suas frases.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais para mostrar que você sabe como usar esta palavra corretamente e que está educado na língua portuguesa.