Mais ou mas, como e onde usar? Esta é provavelmente uma das perguntas mais difíceis de responder. Por que? Bem, isso depende de quem está fazendo a pergunta, de onde estão sendo tomadas as decisões e de qual é o objetivo final. Essas são algumas das questões que tentaremos responder no artigo de hoje.
As duas palavras, sendo elas o mas e o más, existem no nosso vocabulário português, porém, elas têm funções diferentes na hora da escrita e devem ser usadas em situações diferentes.
Muitas vezes nos deparamos com a dúvida entre usar “mais” ou “mas”, ou entre suas variações, como “maior” ou “menor” ou entre “maioria” ou “minoria”. Tentaremos te ajudar a obter essa resposta ao decorrer deste artigo, abordaremos a diferença entre estas palavras e quando usar cada uma delas, para que nunca mais tenha qualquer dúvida sobre o assunto.
Analisaremos também, como e onde usar mais ou mas, pois esses termos impactam na sua nota final na hora da correção da sua redação na hora do vestibular por exemplo. Exploraremos quando usar mais ou más, qual a melhor maneira de obter o resultado desejado sem exagerar e quais são algumas das consequências de usar mais ou más. Então, vamos começar a entender como usar mais ou más.
Quando usar mais ou mas
Para entender melhor quando e onde utilizar o mais ou o más, temos uma dica muito simples que se seguida a risca nunca dará errado e você saberá como diferenciar o mais e do mas. É bastante simples:
- mas – Ele é utilizado na escrita para dar ideia de oposição e contrariedade na frase
- mais – O mais geralmente é quando queremos indicar uma quantidade ou intensidade de algo
A primeira coisa que devemos entender é quando usar mais ou más. A resposta para esta pergunta depende muito das circunstâncias e do contexto. Por exemplo, quando você está analisando desempenho, ênfase ou destaque, tendemos a usar “mais”, enquanto quando se trata de redução, economia ou quantia, tendemos a usar “menos”.
Dependendo da situação, ele pode ter um significado de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido na frase escrita a ser interpretada..
Então, se você está tentando obter melhores resultados e melhorar o seu desempenho, é melhor usar “mais”. Por outro lado, se você está tentando economizar dinheiro, é melhor usar “menos”. Esta é uma regra geral que dá a você uma noção do contexto em que usar mais ou mais.
Mais ou Mas
Mais é usado para indicar adição. Por exemplo, “eu quero mais doce”. Mas é usado para indicar contraste. Por exemplo, “ele veio aqui, mas não se importou”.
Maior ou Menor
Maior é usado para indicar comparação entre dois objetos/quantidades. Por exemplo, “eu tenho maior carro que ele tem”. Menor é usado para indicar uma quantidade menor que outra. Por exemplo, “esta casa tem um menor portão que aquela”.
Maioria e Minorias
Maioria é usado para indicar um número maior de objetos/quantidades. Por exemplo, “a maioria das pessoas gosta de pizza”. Minorias é usado para indicar um número menor de objetos/quantidades. Por exemplo, “as minorias étnicas estão em maior risco”.
Exemplos de aplicação de mas ou mas em Frases
A seguir, veremos algumas frases onde é possível ver de forma clara o uso de cada uma destas palavras.
Mais:
• Tenho muito mais tempo para me dedicar ao projeto do que eu esperava.
• Não quero mais algo simples, quero algo melhor.
Mas:
• Ele chegou cedo ao compromisso, mas não estava preparado para as consequências.
• Parecia um ótimo plano, mas ainda estamos enfrentando alguns problemas.
Maior:
• Ele tem uma casa maior que a minha.
• Ela está tomando decisões maiores e melhores.
Menor:
• Esta loja oferece preços menores.
• Esta solução teria menos riscos.
Maioria:
• A maioria das pessoas acredita nisso.
• A maioria dos eleitores escolheu o partido A.
Minorias:
• Às vezes, as minorias são excluídas.
• O governo deveria proteger as minorias
Conclusão
Mais ou más? Esta é realmente uma das perguntas mais complicadas de se responder. No entanto, assim como toda boa questão, há algumas regras e diretrizes que podem ajudar a responder esta questão.
Começamos entendendo quando usar “mais” ou “mas” e qual a melhor maneira de obter o resultado desejado sem exagerar. Também analisamos algumas das consequências do uso exagerado de mais ou menos.
Agora que você já sabe como e onde usar mais ou más, é hora de colocar seus conhecimentos em prática e começar a obter resultados melhores. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas.