A matemática no vestibular é a matéria que a maioria dos vestibulandos temem.
As questões de Matemática vêm mudando com o tempo, principalmente depois da implantação do Enem, que alterou em muito a forma de realização das perguntas e dos cálculos.
Atualmente, há muita cobrança na interpretação de gráficos e tabelas, além de variação de grandezas, o que torna a prova relativamente fácil e bastante inteligível para quem se preparou devidamente.
A Matemática no vestibular, que para muitos é um bicho de sete cabeças, não traz segredo algum: basta que se conheça a forma de calcular e que se tenha um raciocínio lógico.
Não existe uma fórmula mágica para aprender, desde que se tenha persistência para entender as formulações, gráficos e tabelas.
Como se preparar para a prova de Matemática no vestibular
As dicas que vamos lhe dar neste artigo não devem ser vistas somente para o estudo de Matemática, mas para todas as provas do Enem.
Quando você se interessa pelo assunto, está dando o primeiro passo para compreendê-lo e a preparação para as provas do vestibular exigem que você assuma algumas atitudes básicas:
- Programe o seu tempo de maneira que tenha horários certos para os estudos todos os dias, mesmo que isso signifique abrir mão de algumas atividades que podem dar algum prazer, mas que não trazem resultados práticos para o seu futuro;
- Procure criar grupos de estudo com seus amigos que também irão prestar as provas do Enem. Isso vai facilitar muito na hora de tirar qualquer dúvida, partilhando também o conhecimento. A hora de estudos deve ser sagrada, sem interferência e sem tratar de outros assuntos que não os estudos;
- Quando estiver estudando com seus amigos, deixe as dúvidas sobre questões mais sérias para solicitar a ajuda de um professor ou de pessoa que tenha mais conhecimento. Não interrompa o andamento dos estudos por causa de dúvidas que não poderão ser resolvidas no momento;
- Esteja sempre motivado para estudar, sempre com otimismo e considerando que está aprendendo e fazendo bem a si mesmo. Pense que os momentos de estudo estão sendo a preparação para sua vida acadêmica;
- Procure estudar mais durante o dia do que à noite, reservando sempre algum intervalo para descanso. Se você estudar a noite, vai estar mais cansado e a produtividade não será a mesma. Se estiver dedicado só aos estudos, divida o dia em horários para as diferentes matérias, repassando todas as matérias na semana. Faça também resumos daquilo que está aprendendo, para ir se atualizando constantemente;
- Tenha sempre mais tempo para as matérias que considera mais difíceis, principalmente as matérias da are de exatas, que irão exigir mais do seu conhecimento;
- Revise semanalmente as matérias estudadas, reservando a sexta-feira somente para isso. É um bom método de não esquecer o que foi visto e pode lhe dar a oportunidade de se corrigir antes de enfrentar a maratona de estudos da próxima semana.
Não se esqueça do final de semana
É claro que você também precisa de descanso dos estudos. Afinal, passar os sete dias da semana só estudando é mais castigo do que aprendizado.
Reserve o seu final de semana para relaxar, para se distrair um pouco, sair com os amigos e atividades as mais triviais possíveis, sem qualquer exagero.
Na semana que terá início depois do domingo você estará se sentindo bastante disposto e animado para a outra maratona.
Conclusão
Cada momento que você se dedica aos estudos e consegue a solução, você terá a sensação de vitória e a certeza de que não será uma prova de Matemática no vestibular que irá lhe impedir de entrar para a Universidade.