O que são vagas remanescentes? Éssa é uma pergunta bem comum no final do vestibular em todo início de semestre, que é quando acontece a maioria dos vestibulares no brasil.
Com a chegada do ano letivo, muitos estudantes irão prestar vestibular para tentar entrar em uma faculdade de forma gratuita ou para conseguir algum desconto em faculdades privadas.
Quer saber mais sobre as vagas remanescentes e como conquistar uma delas? Então, continue lendo este post!
O que são as vagas remanescentes?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas após o fim do período de inscrições e seleção dos candidatos que foram convocados para a realização e formalização da matrícula na unidade escolhida.
Em outras palavras, as vagas remanescentes são aquelas em que a vaga que era de uma pessoa, é passada para outra em virtude da desistência dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação exigida para a efetivação da matrícula.
Isso significa que, se você não foi selecionado para nenhuma das vagas iniciais, ainda há chances de entrar na faculdade de seus sonhos. Para isso, basta ficar atento ao período de inscrições das vagas remanescentes e seguir os passos corretamente.
Vagas remanescentes, como funciona?
Ao abrirem os editais para o processo seletivo, as instituições ja definem uma quantidade limitado de vagas para cada curso. Após a realização do vestibular será feita a convocação dos aprovados no processo seletivo.
Inicia-se uma conferência da documentação enviada pelo candidato aprovado, tendo em vista a quantidade de vagas para o curso e os primeiros colocados no vestibular a conferência da quantidade total de matriculados.
Quando o total de candidatos inscritos é menor do que a quantidade de vagas para fechar a turma uma nova chamada é realizada para que os candidatos que não foram pré-selecionados, isso da uma nova chance para quem não foi tão bem no vestibular.
Vagas remanescente no ENEM
O que muitos estudantes não sabem é que as vagas remanescentes também podem ser oferecidas para os candidatos que fizeram a prova do Enem.
Isso mesmo! Se você já fez o Enem e não conseguiu uma vaga na primeira seleção, pode usar a nota do exame para se inscrever nas vagas remanescentes.
Para isso, basta acessar o site do MEC e selecionar a opção “Vagas Remanescentes”. Em seguida, basta escolher a instituição de ensino de sua preferência e seguir as instruções para a inscrição.
Uma dica importante é ficar atento ao prazo de inscrição das vagas remanescentes, que costuma ser bem menor do que o período inicial. Isso significa que você precisa se inscrever o quanto antes para não perder a chance.
Outra dica importante é não deixar para fazer a inscrição na última hora, pois pode haver problemas com o site ou com a conexão da internet. É importante também ter em mente que as vagas remanescentes costumam ser preenchidas rapidamente, portanto, é importante agir com rapidez.
Se você pensa em fazer a prova do Enem, saiba que ainda há data para ENEM 2023, a data ainda não foi divulgada, porém, o INEP já iniciou o processo de preparação para prova.
Para se inscrever, basta acessar o site do Enem e seguir as instruções. A taxa de inscrição devera custar R$85 (o mesmo valor pago na edição de 2022) e pode ser paga até a data do vencimento da fatura do cartão de crédito escolhido.
Vale lembrar que, para participar das vagas remanescentes, o candidato precisa ter obtido, no mínimo, 45 pontos em cada uma das provas do Enem. Além disso, é importante que o estudante cumpra os requisitos exigidos pela instituição de ensino de sua preferência.
Para saber mais sobre o assunto, acesse o site do MEC e confira as instituições de ensino que oferecem vagas para o primeiro semestre de 2023.