Quando o assunto é prova de matemática do ENEM, muitos alunos ficam apreensivos para conseguir responder todos os itens, mas calma! Diferente de boa parte dos vestibulares do país, o ENEM não busca de você um conhecimento extraordinário, todavia uma matemática que pode ser aplicada no seu cotidiano. Por isso, ela traz tantos gráficos e projeções.
Para ajuda-lo nessa missão de adquirir uma nota excepcional na prova desse ano estamos aqui com os cinco assuntos mais importantes para sua revisão.
1. Estudo e análise de gráficos
Para muitos alunos isso não é assunto, mas acredite é sim! Muitas questões do ENEM não exigem um conhecimento aritmético e nem muitas contas, todavia uma interpretação de gráficos e de projeções. Por isso, vale a pena você pegar questões anteriores, observar os estilos de gráficos mais utilizados e entender um pouco mais como interpretá-los.
A partir dos gráficos podem surgir itens envolvendo cálculos de estatísticas – como mediana, desvio padrão e média.
Não subestime as questões de interpretação, afinal elas podem ser decisivas na sua nota final.
2. Matemática financeira
Não há assunto de matemática que possa mais ser utilizado no seu dia a dia e, especialmente, pela prova do ENEM. Aqui você calcular os juros simples e compostos – relacionando com ganhos de poupança ou até planos de vendas costumam ser questões bastante diretas e devem ser resolvidas com objetividade.
3. Aritmética
Podem ser bastante utilizadas em questões no cotidiano, por isso, vale a pena investir na revisão das progressões aritméticas e geométricas.
Costumam ser questões bastante diretas. Nesse caso não há muito diferente entre as provas do ENEM e outros vestibulares. Geralmente aparece com gráficos, tirinhas ou falas já mostrando os valores. Então, você utilizará as fórmulas e encontrará o valor.
Lembre-se que o ENEM não trabalha com pegadinhas ou qualquer atitude que tente confudí-lo. Por isso, nesse caso, o decoreba das fórmulas é obrigatório
4. Geometria
Esse assunto é matéria obrigatória desde o modelo do antigo ENEM. Aparece como o cálculo de área (envolvendo plantas de casas e estabelecimentos), cálculo de volumes, distância entre cada polígono e para observar quais os polígonos estão envolvidos.
Entre os principais polígonos encontramos pirâmide, cilindros, esferas e quadriláteros.
5. Probabilidade
Questão obrigatória em todas as questões das provas antigas do ENEM e muito fácil de ser contextualizada. Antes mesmo de começar a revisão o assunto, reveja as questões antigas e observa a semelhança de raciocínio que possuem entre si.
Geralmente elas aparecem questões como chance de ganhar na loteria, passar em determinada prova e outras situações do cotidiano. Revise especialmente as possibilidades na forma de fração, pois é um dos casos mais pedidos.
Essas foram nossas cinco dicas especiais para sua prova do ENEM desse ano. Não se esqueça de revisar esses assuntos e dar uma olhada nas provas mais antigas, pois boa parte do raciocínio se repete. Assim, você aprenderá a raciocinar com os professores elaboradores das questões. Seja direto e utilize objetivamente seu conhecimento.
A prova do ENEM não trabalha com pegadinhas. Boa prova!