O Kit Arduino é um dos mais versáteis do mundo da computação e pode ser colocado em protótipos, em projetos mais simples de entrada, em projetos intermediários e até mesmo ser montado em um Kit Arduino Avançado, mais completo.
O Arduino é bastante utilizado pelos universitários em seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). Muitas faculdades como a Fatec Sorocaba tem laboratórios exclusivos para programar com Arduino.
Tanta versatilidade faz desta plataforma uma das mais famosas e versáteis da computação. Se você quer aprender mais sobre o que são os kits Arduino, suas características e no que podem ser usados nos acompanhe no artigo abaixo!
Kit Arduino Avançado
Arduinos são pequenas plataformas de prototipagem bastante famosas pela sua funcionalidade extensa. São muito fáceis de manusear, de programar e por mais que tenha conectores e componentes simples, eles são bastante versáteis e dão a base de inúmeros projetos de robótica e automação doméstica.
Tudo isso faz do arduino uma das peças mais utilizadas no mundo da computação e da robótica. Mas claro, há diversos níveis em que ele pode ser utilizado, por isso, costuma se a separar entre o kit arduino iniciante, o intermediário e o kit avançado.
No kit arduino avançado, nós temos um kit completo, com mais conectores, mais sensores e diversos outros componentes que são maiores em quantidade e em complexidade.
Isso faz do kit arduino avançado ideal para projetos mais complicados, que necessitam de mais aparato tecnológico. Entre alguns desses componentes, se destacam sensores de fumaça e gás e até um controle remoto que pode ser programado e usado no dispositivo.
Programas de Computador e Linguagem da Programação
Os Arduinos são componentes eletrônicos que podem ser programados e receber pequenas funções, geralmente bem simples, mas bastante úteis. Vamos entender por quais meios pode ser programado e a linguagem utilizada na programação desta plataforma.
Arduino IDE
O Arduino IDE é a mais recomendada forma de programar um arduino, por conta da sua facilidade e simplicidade. Esse software livre é uma plataforma escrita em Java, totalmente dedicada à programação de arduinos.
Ela dá todo o suporte para que você consiga programar sua placa de prototipagem, editar e compilar códigos que serão utilizados pelo seu dispositivo.
Linguagem do arduino
Enquanto o arduino IDE é utilizado para compilar e editar os códigos que irão programar o arduino, os códigos em si são escritos na linguagem de alto nível C + +, embora também não seja incomum encontrá-los escritos na linguagem C.
Kit Arduino Iniciante
Nós já falamos sobre o kit arduino avançado, agora falaremos sobre o kit para iniciantes e os seus componentes.
Esse kit é orientado para quem começou recentemente no mundo da robótica e da programação de arduino, pois ele vem com as ferramentas e itens básicos, para que você possa realizar seus trabalhos e é acompanhado com um tutorial para orientação diante dos produtos oferecidos.
Também acompanha sensores mais simples, porém, bastante funcionais para sua programação e utilização em alguns projetos.
Kit Arduino Intermediário
O kit arduino intermediário já é recomendado para alguém que conheça e tenha uma certa familiaridade com os kits e programação de arduino. Ele já acompanha sensores mais complexos, têm componentes que precisam de mais conhecimento para serem utilizados com precisão e introduz muitas ferramentas novas que não estão presentes nos conjuntos mais simples.
Vale lembrar que o kit arduino avançado tem todos os componentes que vem nos kits iniciantes, porém, muito mais completos. Afinal, cada kit representa um grau de entendimento desse tipo de programação, logo, o avançado é o mias completo de todos.