Enem às portas e você já começa a enlouquecer só de pensar na redação?
Eu entendo. Esta parte da prova é fundamental para o sucesso da nota e ingresso nas melhores faculdades.
Para que você consiga fazer uma boa redação, alguns passos são realmente necessários. E que se colocados em prática o quanto antes, podem propiciar uma excelente nota no Enem.
Leia sempre
Para escrever direito é preciso que você tenha o hábito de ler.
Infelizmente não existe mágica quanto à boa escrita; só é possível com a rotina de ler livros, jornais, revistas, enfim, tudo que traga riqueza gramatical.
Somente assim, você terá condições de escrever uma redação rica em detalhes e sem redundância, ou seja, aquelas repetições desnecessárias que tornam a leitura cansativa.
Estrutura da redação
Você não precisa ser jornalista para escrever uma redação incrível. Mas é preciso que para conseguir uma boa nota na redação do Enem, entenda qual é a estrutura de um texto considerado ideal.
Por exemplo, construa um texto da seguinte forma:
•Introdução
•Desenvolvimento
•Conclusão
Use parágrafos curtos e seja objetivo, o que significa trazer à tona a ideia central solicitada pelo tema exposto.
Não disperse
Geralmente nas redações do Enem são estipulados temas para que você faça a dissertação de acordo.
Sendo assim, foque no objetivo e coloque as ideias solicitadas pelo tema proposto.
Cuidado com a linguagem
É muito, mais muito importante que você tenha cuidado quantos às palavras usadas na redação. Além de ter preocupação com o português correto e a coerência do texto, é imprescindível ter cautela quanto à inclusão de palavrões e gírias. Este tipo de linguagem determina uma péssima nota nesta parte essencial da prova.
Use sinônimos
Quando você não sabe como se escreve uma palavra, jamais coloque no texto algum termo que tenha dúvida. O ideal neste caso é usar sinônimos.
Por exemplo: se por acaso não souber como se escreve “DISCÍPULO”, substitua por “APÓSTOLO”.
Um texto para ser compreendido não precisa ter palavras difíceis. Desta maneira, use uma linguagem simples e rica em termos fáceis de entender.
Comece pela redação
Uma dica interessante é começar a prova do Enem pela redação.
Muitos ficam apreensivos quanto ao tempo da prova e temem não conseguir terminar a redação, caso esta fique por última.
Portanto, pode ser benéfico iniciar a prova com a realização da redação para posteriormente responder às perguntas objetivas.
Conclusão
Escrever não é tão fácil quanto parece, mas com as dicas acima você pode ser bem sucedido ao prestar a prova do Enem. Sendo assim, use a seu favor o que o português propicia e faça uma redação coerente e simples.
Tenho certeza que você terá sucesso não somente na prova, mas também nas portas que se abrirão por conta da boa nota que terá.