O curso de Engenharia civil é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil na área de engenharia, formando profissionais capazes de projetar, elaborar, fiscalizar e executar, projetos de obras como prédios, viadutos, pontes, estradas, barragens e assim por diante.
Os engenheiros civil podem também coordenar as manutenções e operações em cada um desses projetos citados acima.
Podem também prestar consultoria, assistência e assessoria, além de de poder elaborar pesquisas tecnológicas voltadas para engenharia civil.
Como é o curso de Engenharia Civil?
A formação é composta com matérias básicas da engenharia, como cálculos, geometria, física e também computação.
As matérias específicas são consideradas por muitos estudantes, como sendo as mais difíceis. Entre elas temos:
- Pavimentação;
- Hidráulica;
- Mecânica dos materiais;
- Resistência dos materiais;
- Teoria das estruturas;
- Geotecnia.
Essas são algumas das matérias consideradas mais difíceis, claro que isso pode variar entre as instituições e com toda certeza a aptidão que o aluno terá com cada uma.
Fica a dica! Se você está querendo estudar engenharia civil, fique atento a essas matérias, pois como citado, são consideradas as mais complicadas.
Onde o Engenheiro Civil pode trabalhar?
O engenheiro civil, pode atuar em grande parte das atividades econômicas voltadas para construção civil, como planejamento e gerenciamento de projeto, isso para diversas finalidades.
O profissional pode também, trabalhar para uma empresas de engenharia civil e fiscalização de obras.
Pode atuar como engenheiro autônomo, fazendo projetos de casas, prédios, laudos técnicos, reformas, etc.
Outra alternativa é trabalhar como prestador de serviços, trabalhando em escritórios, fiscalização de obras, etc.
O engenheiro civil encontrará muitas áreas em que pode atuar!
Mais uma possibilidade seria bem semelhante ao de um autônomo, é profissional que deseja abrir sua própria empresa, sendo a mesma de construção civil, obras ou outros setores.
O profissional que deseja empreender pode se especializar em um único setor, como por exemplos, ter uma empresa apenas direcionada para fundações, ou alvenaria estrutural, até mesmo abrir uma empresa com foco em reformas e construções sustentáveis, são inúmeras alternativas!
O Fato é que o engenheiro também tem à possibilidade de empreender, ter seu próprio negócio, o que se torna uma excelente oportunidade.
Quanto ganha um Engenheiro Civil?
No Brasil o salário médio de um engenheiro civil está em torno de R$7.572,52. Em alguns estados os profissionais encontram mais oportunidades e podem ganhar mais, são eles:
- Rio de janeiro;
- Roraima;
- Distrito Federal.
Não que outros estados não seja uma alternativa para o engenheiro, mas os que foram citados, têm uma média salarial maior e também mais oportunidades de emprego.
Uma ótima alternativa para quem deseja fazer engenharia civil é ir trabalhar em alguma região, onde esteja em desenvolvimento urbano, com a cidade em crescimento, terão mais oportunidades em obras, reformas e assim por diante.
Quais são os principais Diferenciais?
É muito comum o profissional querer saber como se destacar, como mostrar seus feitos e abrir um caminho para os melhores resultados.
Existem diferenciais que são primordiais para o engenheiro civil, confira:
Trabalho em equipe
Saber trabalhar em conjunto é essencial, já que o profissional terá que trabalhar em grupo nos desenvolvimentos de projetos, liderança de equipe e orientações em obras.
Com toda certeza o profissional que deseja se destacar, tem como umas das principais funções saber exercer bem essa característica.
Outras características são:
- Capacidade de Negociação;
- Criatividade;
- Dinamismo;
- Capacidade de liderança;
- Controle de situações adversas.
Vale a pena estudar Engenharia Civil?
Uma grande preocupação por parte de muitos, é achar que o mercado da construção se encontra saturado.
A resposta para essa pergunta é simples, não está saturado e vale muito a pena estudar engenharia civil.
Por ser um curso muito tradicional, muitas pessoas acabam seguindo para essa área, no entanto sempre existiram oportunidades.
Sempre haverá construções, reformas, então certamente teremos necessidade de um engenheiro civil.