Fazer um currículo para o primeiro emprego é sempre difícil porque a falta de experiência é algo que pesa muito para a pessoa que deseja ser contratada, pensar na falta de experiência pode atrapalhar a entrevista, quem tem um curso profissionalizante deve se sentir mais seguro, principalmente quando este curso oferece laboratórios onde o profissional tem uma simulação das atividades do cotidiano profissional.
A insegurança é o principal empecilho para quem está buscando o primeiro emprego, desta maneira o melhor é não pensar na experiência e candidatar-se a vagas que não precisam de experiência, fazer um cadastro em banco de vagas de emprego da internet é uma maneira de selecionar apenas vagas que estão de acordo com suas expectativas, isso deve fazer você se sentir melhor durante a entrevista e menos preocupado com a falta de experiência.
Para o jovem de 14 a 22 anos de idade uma alternativa é os Programas de Jovem Aprendiz, de acordo com a lei brasileiro o Jovem Aprendiz é um contratado para aprender uma profissão além da vivência prática no ambiente de trabalho o jovem também recebe treinamento teórico por meio de curso profissionalizante que deve ser custeado pela empresa.
O que colocar no currículo do primeiro emprego?
Para a maioria dos brasileiros o preenchimento do currículo do primeiro emprego deve obedecer alguns critérios para que você consiga iniciar sua jornada de trabalho, para pessoas sem experiência e currículo de Jovem Aprendiz.
Para os jovem sem experiência de 18 a 24 anos há oportunidades para vagas no comércio em períodos sazonais, como festas de final de ano, aniversário da loja, dia das mães, dia dos pais e outros, as oportunidades são para operadores de caixa que tenham realizado algum curso na área financeira ou administrativa, para estas oportunidades coloque no objetivo profissional o cargo Operador de Caixa.
Também há oportunidades para vendedores e repositores de mercadoria, em especial para lojas de roupas, para quem tem afinidade com a área o trabalho temporário pode ser uma oportunidade para conquistar o primeiro emprego.
No comércio o setor de alimentos costuma realizar contratações e Jovem Aprendiz, há oportunidades para Jovem Aprendiz MC Donald’s e Burguer King, os interessados devem preencher currículo com objetivo profissional Jovem Aprendiz no Setor de Alimentos, os contratados receberam treinamento e deve conhecer todas as estações desde a montagem do cardápio, fritadeira, chapa, limpeza dos balcões e atendimento ao cliente,
O que colocar no objetivo do currículo para o primeiro emprego?
O objetivo do currículo para as áreas de comércio sem experiência deve ser a função ou setor onde o candidato quer trabalhar, faça uma reflexão sobre suas habilidades e preencha o currículo de acordo com a área que tem mais afinidade.
No setor de comércio a operação de caixa é uma função bem vista para quem tem afinidade com a área administrativa, já para aqueles que gostam de se vestir bem ou são simpáticos e costumam ter muitos amigos um bom lugar é as vendas de qualquer produto, onde é preciso falar com o público e cativar o cliente, ademais a experiência com vendas pode ser expandida para internet onde as habilidades emocionais para vender produtos e uma boa rede de amigos deve ser um diferencial para atuação deste profissional.
O recesso escolar deve aumentar o movimento nos shoppings e praças de alimentação, o setor de alimentos costuma realizar contratações para o período, são restaurantes e grandes redes de lanchonetes, além dos quiosques de sorvete, milk shake e casquinhas, para vagas sem experiência no setor de alimentos o objetivo profissional pode ser Atendente de Lanchonete sem Experiência ou Jovem Aprendiz do Setor Alimentos.
Modelo de currículo para o primeiro emprego
O modelo de currículo para o primeiro emprego não precisa de experiência profissional, já que é sabido que o profissional nunca trabalhou, nota-se também que a vaga já está solicitando um profissional sem experiência. Veja, o que deve conter o currículo para o primeiro emprego:
- Nome do Candidato Letra Maior
- Informações Pessoais: Endereço Residencial e e-mail, telefone e um documento RG ou CNH.
- Informações Acadêmicas ou Escolaridade: Grau de Escolaridade (Ensino Médio ou Superior) Completo, Cursando ou Incompleto.
- Cursos: Curso profissionalizante ou de informática.
- Inglês: Básico, Intermediário ou fluente.
- Habilidades Socioemocionais: Organizado, Proativo, Comunicativo, Bom Trabalhador, Pontual, Aprende Rápido (coloque em uma lista).
Para iniciar o preenchimento do currículo para o primeiro emprego é necessário um objetivo profissional, que deve estar de acordo com as expectativas de trabalho do candidato, para compensar a falta de experiência o candidato pode colocar no currículo suas habilidades socioemocionais.
Nas informações pessoais não podem faltar o endereço de e-mail e o telefone, já que estas são alternativas para que o recrutador entre em contato com a pessoa, candidato para vaga.
Já no preenchimento das informações acadêmicas é desejável o grau de escolaridade mínimo Ensino Médio, apenas para as vagas de Jovem Aprendiz é considerado grau de escolaridade Ensino Médio Cursando, também para candidatos que não concluíram uma faculdade pode ser colocado Ensino Médio Completo e Superior Incompleto.