A robótica é um dos assuntos que mais interessa o ser humano desde de muito antes das primeiras unidades de processamento realmente funcionais existirem.
O gosto pelo assunto cresceu tanto que gerou um imenso apelo até ao público leigo, nas décadas de 70 e 80.
Mas hoje, toda essa fascinação pela robótica já têm razão de ser porque estamos próximos de democratizar a tecnologia com inúmeras ferramentas que podem ser usadas em casa.
Nesse texto, vamos descobrir e conhecer o que é, quais peças e componentes da robótica e como ela pode ser acessível para o grande público e seus entusiastas. Não deixe de conferir!
O que é a área de robótica?
Embora o senso comum relacione robôs, e a área da robótica como um todo, às criaturas humanoides de ferro com Inteligência Artificial, essa definição é bastante incorreta.
Existem sim alguns projetos e estudos dedicados a essa área, mas eles são bastante limitados. O que mais se pode chamar de robótica é a tentativa do homem por meio da tecnologia eletrônica e software criar máquinas que reproduzem tarefas de modo automático.
Essas máquinas robóticas serviriam então para facilitar alguns processos, às vezes realizar circuitos de tarefas e linhas de produção inteiras de modo automático, sem a necessidade de um homem controlar ativamente o maquinário, estando ali apenas para vistoriar e fazer alguns reparos. Isso é o que podemos chamar de robótica hoje.
Quais as tendências da robótica e em que áreas?
Há algumas tendências da robótica que se sobressaem no mercado e projetam inúmeros avanços no futuro. Vamos conhecer algumas:
- Indústria: um dos pontos com maiores interesses sobre a robótica e a automatização da indústria.
- Medicina: hoje em dia, já temos alguns protótipos de cirurgia robótica acompanhada por médicos a distância.
- Tecnologia espacial: robôs que monitoram ambientes espaciais já é um grande clássico, porém planejamos avançar ainda mais nesse assunto.
- Automatização doméstica: a criação de casas inteligentes com inúmeras ferramentas desde regar jardins, acender luzes e abrir janelas tudo automático.
Esses são os campos mais favoráveis ao grande avanço da robótica, que aos poucos, trará ainda mais benefícios à nossa sociedade como um todo.
O que é um kit robótica?
O kit robótica é um conjunto com as ferramentas mais essenciais e básicas da robótica para iniciantes criarem seus primeiros projetos e protótipos.
Esse kit também acompanha manual de instruções e outros guias de como utilizar as ferramentas, por isso é recomendado que você conheça o kit robótica
Quais componentes?
Geralmente, os kits de robótica apresentam as ferramentas mais básicas para o usuário iniciante em robótica, como:
- Sensores;
- Motores;
- Manuais de instrução;
- Circuitos eletrônicos;
- Microcontroladores.
Esses itens são bastante interessantes para aqueles que querem estudar ou se aventurar na robótica em casa.
Kit robótica Arduino
O Arduino é um dispositivo para prototipagem bastante famoso e tradicional. É um dos mais fáceis de usar e programar, além de que sua simplicidade e versatilidade fazem dele um dos maiores aliados dos entusiastas da robótica.
Não é à toa que existem kits de robótica destinados à que usam o Arduino como carro chefe dos seus projetos.
Componentes para robô com Arduino
Os kits arduinos para robótica são outra categoria famosa de kits para robótica. Vamos conhecer os itens que acompanham:
- Placa Arduino;
- Cabo USB;
- Jump;
- Sensores;
- Leds;
- Resistores.
Essa é outra excelente opção para os amantes de robótica que querem ter seu próprio Kit para usar em casa. Não deixe de aproveitar e dê asas aos seus projetos pessoais de robótica!