Fazer um trabalho acadêmico para a faculdade nunca é fácil. Em geral, os estudantes de uma graduação também trabalham. Por isso, é necessário encontrar meios de elaborar trabalhos acadêmicos com mais rapidez, praticidade e qualidade.
No entanto, há outro cuidado que você deve tomar: seu trabalho acadêmico não pode ter plágio. Atualmente, os professores de cursos acadêmicos passam os trabalhos dos estudantes por ferramentas de detecção de plágio. Isso pode trazer prejuízos para sua graduação.
Isso porque plágio é um crime, segundo o Código Civil. Portanto, o plágio não é indicado em nenhuma hipótese.
Você mesmo pode verificar se o seu trabalho acadêmico tem algum índice de plágio, utilizando ferramentas gratuitas como o site Plagium, o programa CopyScape e o CopySpider também. Tudo para não entregar um trabalho acadêmico que pode ser penalizado.
Há algumas dicas que você pode seguir para fazer um trabalho de qualidade, sem plágio e ainda otimizar seu tempo de produção.
Otimizar seu tempo de produção de um trabalho acadêmico é muito importante, já que existem muitas tarefas para cumprir no cotidiano que demandam muito tempo. Ainda mais, seu trabalho acadêmico ainda precisa ter qualidade, mesmo com rapidez na elaboração.
Portanto, há algumas dicas que você pode seguir para não criar um conteúdo plagiado. Entenda como fazer seu trabalho acadêmico sem plágio com as dicas abaixo.
Utilize as normas ABNT para referências
Mesmo que não seja exigido em seu trabalho, utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pode fazer com que seu trabalho não seja considerado plágio, mesmo que você use referências diretas de outras obras, como livros, outros trabalhos acadêmicos, artigos e outros materiais de pesquisa.
Além disso, ao usar as normas ABNT em seu trabalho acadêmico, você já ganhará experiência para formatar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia.
Isso significa que você pode usar trechos inteiros de outros autores para dar embasamento ao seu trabalho acadêmico sem ser penalizado por plágio. Essa prática ainda deixará seu trabalho com mais qualidade, com pesquisa aprofundada e com mais credibilidade.
O ideal é pesquisar por autores que tenham a ver com a temática de seu trabalho acadêmico. Descubra quais são os nomes mais renomados na área de seu trabalho e use-os como fonte de pesquisa.
Você poderá citar trechos inteiros de um livro, por exemplo, e não ser acusado de plágio. Tudo porque seu trabalho estará formatado conforme as normas ABNT e citará o verdadeiro autor dos trechos utilizados.
Use uma ferramenta de reescrever partes do seu trabalho acadêmico
Às vezes, um trabalho acadêmico pode dar plágio apenas por descuido seu. Você pode ter lido um artigo ou um livro, não utilizou o método de citação formatado nas normas ABNT e houve um índice de plágio em alguma ferramenta de detecção de plágio.
Para contornar essa situação, você pode usar uma ferramenta de reescrita de textos como o reescrever.app. Essa plataforma é totalmente brasileira e transforma seus textos em algo único, ou seja, livre de plágio.
Isso porque o reescrever.app é dotado de uma inteligência artificial capaz de alterar parágrafos e palavras. Dessa forma, seu trabalho acadêmico será transformado em algo exclusivo.
Ou seja, você não terá que se preocupar com plágio. Basta recortar e colar seus trechos na ferramenta e ela irá mudar seu trabalho acadêmico. Existe a versão gratuita, direto no site, e a versão paga, com mais funcionalidades.
Essa é uma opção perfeita para você que passou seu trabalho acadêmico por uma ferramenta de detecção de plágio e deu algum índice de cópia.
Reescreva manualmente os trechos plagiados de seu trabalho acadêmico
Um trabalho acadêmico precisa ter sua própria autoria. Por isso, não é recomendado contratar ninguém para ajustar seu trabalho acadêmico.
Caso você tenha passado seu trabalho por uma ferramenta de detecção de plágio e deu um índice alto, você pode usar a ferramenta CopySpider. Ela é totalmente gratuita.
O CopySpider fornece um relatório sobre o texto publicado na internet que foi plagiado e quais são as partes iguais no material de pesquisa e no trabalho acadêmico. Dessa forma, você poderá analisar o relatório e modificar manualmente as partes idênticas. Isso tornará seu texto único.
Essa forma de alterar trechos de seu trabalho acadêmico pode ser mais trabalhoso do que usar o Programa Reescrever, no entanto, você terá a noção de quais partes foram consideradas plagiadas.