Fazer um trabalho acadêmico para a faculdade não é uma tarefa fácil. Em geral, os estudantes de uma graduação também trabalham tendo pouco tempo para se dedicar aos estudos.
É necessário encontrar meios de elaborar trabalhos acadêmicos com mais rapidez, praticidade e qualidade, porém nada de copiar textos feitos por outra pessoa, o chamado plagio.
Mas, como saber se o trabalho que escrevi possui plagio? Contunue a leitura que iremos te mostrar como.
O que é plágio?
Você sabe o que é plágio? O plágio nada mais é do que a utilização de um conteúdo que não é de sua autoria, sem a devida autorização ou menção ao autor do trabalho original.
Ou seja, você utiliza-se de uma ideia ou texto que não pertence a você, e o toma como seu.
Vale lembrar que plágio não é somente a cópia escrita de um conteúdo de outro autor, mas também, idéias parafraseadas, sem a devida menção ao autor daquela ideia, ou ainda, a utilização de uma ideia ou pesquisa sem que seja mencionada a pessoa por detrás dela, ou a fonte utilizada.
Todo o cuidado deve ser tomado, seja você um redator ou um acadêmico que está escrevendo sua tese ou monografia, qualquer erro neste aspecto, pode gerar graves consequências.
Consequências do plagiarismo
A violação dos direitos autorais de um autor, é um crime punível penalmente, sendo possível aplicar uma pena que pode ser uma multa, ou até 4 anos de reclusão.
Além disso, no meio acadêmico, isso pode te custar uma reprovação no TCC e até mesmo uma sindicância interna, que pode resultar em uma expulsão da instituição.
Justamente por isso, devem ser tomados os devidos cuidados para que você saiba exatamente como escrever sem que isso custe ou acabe ferindo, ou direitos autorais de alguém.
Deve-se sempre ter o devido cuidado e atenção para saber se o trabalho escrito que você está realizando, possui ou não plágio.
Como detectar o Plágio?
Conforme é possível perceber, plágio é algo muito sério, e deve ser levado em consideração antes de realizar qualquer trabalho escrito.
Existem no mercado diversas ferramentas que analisam os textos escritos, e podem verificar se possuem ligação com outro texto.
Os softwares de detecção de plágio podem ser online, ou programas para download e através disso, é possível verificar a semelhança entre as diversas fontes.
Principais ferramentas para detecção de plágio
Desse modo, se você deseja saber se o trabalho escrito por você possui quaisquer resquícios de plágio, você pode utilizar-se dessas ferramentas que listamos abaixo.
- AntiPlagiarist : ferramenta simples, que busca trechos que foram copiados e colados de outra fonte da internet. Ele é uma ferramenta online e gratuita.
- CheckForPlagiarism: essa ferramenta, busca por todo tipo de plágio, e possui fontes internacionais e nacionais. Ela é paga e é utilizada de forma online.
- CopySpider: você pode selecionar se deseja uma busca mais sutil ou avançada, e suas fontes são principalmente da internet. Ele é um software para ser baixado em seu computador, mas é gratuito.
- eTBLAST: ele é uma ferramenta avançada de busca de plágio, justamente para que seja possível verificar com a destreza necessária a detecção de qualquer tipo de plágio, analisando inclusive, palavras chaves entre outros aspectos. Ele é online e gratuito.
- Farejador de plágios: nele, você consegue verificar trabalhos acadêmicos que estão com plágios, é uma ferramenta acessível, porém eficiente. É necessário que ele seja baixado em seu computador, e a versão gratuita analisa apenas metade de seu arquivo.
- Plagium – Online: nesta ferramenta, ao contrário das outras, você verifica se outras pessoas plagiaram o seu trabalho, sem que seja mencionado a sua autoria. É uma ferramenta online e gratuita.
- iThenticate: a base de dados do site, possui mais de 60 bilhões de textos, nas mais diversas línguas, o que permite que seja verificado plágio de forma extremamente avançada. Ele é online, e pago.
- Plagiarismdetector: Este é provavelmente um dos melhores e mais confiáveis entre os verificadores de plagio gratuitos. Com ele, você pode verificar um artigo de até 1.000 palavras por vez. Inclusive, este artigo que você esta lendo foi verificado nesta ferramenta, e obteve 100% de originalidade (conteúdo unico).
Entre essas ferramentas listadas, algumas delas são gratuitas e online, o que pode facilitar muito, principalmente para pessoas que não possuem um computador muito potente ou condições de arcar financeiramente com uma ferramenta paga.
Estes são apenas alguns dos mais diversos sistemas que podem te auxiliar na verificação do plágio em seu texto. Tudo isso é necessário para que você possa entregar um trabalho limpo, de qualidade e de sua autoria.
Se por acaso algum desses sistemas mostrar trechos copiados em seu trabalho, você pode usar um programa para parafrasear texto nas cópias. Dessa forma, esses trechos serão reescritos e não apresentarão mais plágio.
Por fim, a importância de respeitar o direito autoral de outros autores, é de suma importância, justamente pensando em sua carreira, e que algo desse espectro, pode acabar por manchar para sempre o seu currículo, além de que, você ainda pode, responder judicialmente por esse erro.
Sempre trabalhe para verificar se você está cometendo plagiarismo ou não, utilize ferramentas de busca e preze por entregar os resultados de seus esforços.